Monarquia, Cidadania, Democracia

A Última Aclamação De Um Rei De Portugal

2 comentários

Aclamação do Reii

O último Rei de Portugal, Sua Majestade Fidelíssima El-Rei Dom Manuel II foi solenemente aclamado Rei na Assembleia de Cortes em 6 de Maio de 1908, perante os deputados da Nação e os pares do Reino, jurando cumprir a Carta Constitucional.

No caso particular de Portugal, e sempre tal aconteceu desde o próprio Rei Fundador Dom Afonso Henriques, o Rei é Aclamado e nunca imposto! Ou seja, apesar do Príncipe herdeiro suceder ao Rei falecido existe uma participação popular que ratifica essa sucessão sendo que esse passo é o acto jurídico que verdadeiramente faz o Novo Rei.

Nos 771 anos da Monarquia Portuguesa o Rei sempre reinou por delegação da comunidade portuguesa, que aos primeiros Monarcas ‘alevantava’ mesmo o Rei entronizado, reunida em Cortes que o Aclama e faz Rei.

Da mesma forma o Rei de Portugal não era Coroado, aliás, desde Dom João IV que não havia imposição formal da Coroa, pois coube ao Restaurador a derradeira vez em que a Coroa dos Reis de Portugal foi colocada, pois o Monarca haveria de oferecer a Coroa de Portugal a Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, pela protecção concedida durante a Restauração, coroando-a Rainha de Portugal – nas coroações de outros monarcas que haveriam de se seguir, durante a Cerimónia de Coroação a Coroa Real seria sempre acomodada numa almofada vermelha (cor real) ao lado do novo Rei, como símbolo real, e não na cabeça do monarca.

Mas mais símbolos faziam parte da solenidade da Aclamação. Assim depois do Juramento o Rei recebeu o ceptro – símbolo da Justiça – das mãos do camareiro-mor e proferiu a Fala do Trono. De seguida, Dom Manuel II foi o primeiro Rei português a prescindir do beija-mão que se seguia, mostrando o ensejo de renovação. E finalmente, a Bandeira Real transportada recolhida pelo Alferes-mor, o conde de São Lourenço, foi desfraldada na varanda do Palácio de São Bento e o mesmo Alferes-mor soltou diante do Povo o pregão conhecido como Brado de Aclamação: ’Real! Real! Real! Pelo Muito Alto e Muito Poderoso e Fidelíssimo Rei de Portugal, Dom Manuel II.’ E o Povo aclamou entusiasticamente o novo Rei. Só assim ficava completa a cerimónia, com a aquiescência do Povo de Portugal!

Miguel Villas-Boas – Plataforma de Cidadania Monárquica

Advertisements

2 thoughts on “A Última Aclamação De Um Rei De Portugal

  1. Um belo texto, evocando a aclamação do nosso último Rei, o Senhor D. Manuel II e como se fizeram as Cortes para o Entronizar e Aclamar.

    São estas pequenas, mas grandes coisas que fazem a diferença, entre o respeito pelo Rei, o Patriotismo que ele evoca e o compromisso com o seu Povo, sendo Leal, defendendo a sua Pátria, nem que para isso tenha de enfrentar uma batalha ou uma guerra, sendo o verdadeiro Comandante Supremo das Forças Armadas e que para o efeito, assim foi preparado.

    Para além do mais, é o mediador entre o Governo e o Povo, estando sempre ao lado deste na defesa dos seus interesses e do País que lidera.

    A simplicidade com que o Rei aborda os seus domínios, que do povo também são, faz com que permaneçam o respeito e a lealdade que lhes é devida, numa cumplicidade que faz a harmonia do dever cumprido e contornando o conflito quando existe, sendo o fiel da balança da justiça.

    Ser Rei, não é fácil, como também não é fácil fazer acreditar os incrédulos, cuja ignorância abunda e da História estão esquecidos.

    Há que trabalhar em circuito aberto, para mudar posturas e mentalidades.

    Há que fazer um trabalho de campo, muito mais aberto e mais vasto.

    Há que divulgar os verdadeiros valores Pátrios, que são de todos e não só de alguns!

    Há que criar uma epidemia externa, para que toda a população veja e sinta as vantagens de viver numa Monarquia, cujo Chefe de Estado é apartidário e só tem um propósito, a Leal Defesa do seu Património, que afinal, também é de todos nós.

    Edite Cecília

  2. Belo texto, evoca a saudade de um tempo que não vivemos! Desejo de ver restaurada a resplandecente monarquia constitucional em Portugal e no Brasil!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s